Rizca

Projetos

Projeto Lavras

Quando fomos chamados para pensar na área social do apartamento Lavras, o desejo do cliente era ter um espaço com tons mais escuros, porém que não pesasse o ambiente, nem o tornasse muito sóbrio. Logo na entrada, resolvemos utilizar um painel em madeira ripada, que disfarça a porta de acesso para a área íntima. O ripado é moderno, e a iluminação vertical deixa o painel mais especial.

Na sala de jantar, a mesa em vidro pintado preto, fica mais leve com cadeiras estofadas claras. O pendente também é preto, mas com formato orgânico, que deixa o ambiente mais informal. Para completar, uma textura de cimento queimado é aplicada na parede e uma obra abstrata com cores vibrantes, em tamanho relevante, deixa o ambiente muito mais cool.

Na sala de tv, o sofá claro em L deixa o ambiente mais aconchegante. As cortinas tipo rolo viram planos claros, e o tapete deixa o ambiente mais comfy. Na parede da tv, utilizamos um painel em MDF com padronagem de mármore Nero Marquina. Os negativos da lareira e onde ficam as lenhas, fazem uma brincadeira de cheios e vazios, que tornam o painel muito mais interessante.

Projeto Office

Fazer o projeto da sede de uma empresa exige bastante responsabilidade e um entendimento sobre os valores da empresa. Ao conversar com o responsável da companhia que nos contratou, ficou evidente que o ambiente de trabalho era informal e que a empresa tinha um clima descontraído e linguagem atual. Uma das premissas foi a utilização de vegetação no espaço e a transparencia entre as salas, numa relação de trabalho muito horizontal.

Assim, ao criarmos o projeto, trouxemos o espaço de descontração da empresa pro centro do ambiente, elevando-o numa plataforma de grama artificial, com mobiliário flexível e com cores vibrantes.

No restante do espaço, trouxemos a palete de cores do logo da empresa – os diversos tons de verde, em contraponto com plaquetas cerâmicas de tijolo a vista (em tons alaranjados), o preto e a madeira. Além disso, frases de efeito, estruturas metálicas e efeitos luminosos fazem do ambiente um espaço dinâmico e flexível, com a cara da empresa.

Projeto M+C

No projeto M+C, nossa missão foi criar uma área social integrada, abrindo a cozinha e criando um ambiente único. O espaço é projetado para um jovem casal que adora arte e vinho. Tentamos expressar isso no projeto. Logo na entrada, criamos uma caixa de vidro embutida no painel, com espaço para ser preenchido com as rolhas de vinho  acumuladas pelo casal e seus amigos. Nessa mesma linha, criamos uma adega climatizada transparente, com revestimento interno de madeira. Do lado oposto, criamos uma cristaleira na mesma linguagem estética da adega.

No painel da TV, mdf com padronagem de cimento queimado, combinados com um sofá em linho cinza trazem um pouco de sobriedade ao ambiente, em contrapondo com a parede de trás do sofá, que utiliza arte e cores vibrantes para descontrair o ambiente.

Na área de jantar, uma mesa em vidro pintado branco, com cadeiras em madeira e linho cinza, combinados com um painel ripado de madeira, deixam o ambiente elegante e moderno. O contraponto aqui está em uma replica de Van Gogh pendurada no painel, que acrescenta cor ao espaço.

A cozinha é sóbria: a combinação da madeira, do branco e do chumbo transformam a cozinha num espaço moderno e clean. As subtrações nos armários deixam o ambiente mais leve e criativo.

Projeto Lacore

Projeto de intervenção pontual em espaço comercial, que tinha um poço de luz inutilizado. Transformamos o espaço que anteriormente servia apenas de iluminação natural para o ambiente, em um espaço instagramável. A ideia foi criar um espaço verde dentro da loja. A vegetação deixa o ambiente mais leve e mais atraente, além de servir de cenário para a produção de conteúdo para as mídias da loja, e ser um espaço instagramável para as clientes.

Criamos uma passarela com deck de madeira com pontos de luz, rodeado por vegetação. Essa passarela chega num ponto de descanso, com fundo com um painel verde e a frase “we love shoes”, trazendo a identidade da loja pro espaço.

Ambientes comerciais estão pensando cada vez mais em criar esse tipo de espaço, pois ajuda a fomentar a divulgação espontânea nas redes, além de criar um interesse maior no consumidor em frequentar o espaço.

Projeto Fiandeiras

O projeto Fiandeiras é muito especial porque foi um dos primeiros projetos da Rizca em São Paulo. Com um budget apertado e um contexto de apartamento já consolidado, nós projetamos num conceito bastante do it yourself. O cliente, um jovem designer, queria que cada ambiente tivesse uma personalidade diferente, e queria que explorássemos bastante as cores. Foi bastante desafiador, visto que a maioria dos clientes busca por um projeto mais neutro. Foi a oportunidade de viajarmos fora da caixa e projetar algo nada óbvio. Na sala de estar, o clima mais hygge toma conta, e na parede da mesa de jantar, nós e o cliente desenvolvemos uma arte. Na cozinha, pintamos o revestimento existente de salmão, fizemos uma reforma na marcenaria existente, pintamos o balcão de marinho, fazendo contraponto com o salmão e modificamos todos os puxadores e frentes de marcenaria. O resultado foi uma cozinha bem moderninha e cool. Na suíte, a proposta era fazer um projeto com conceito industrial. As paredes todas tem textura de cimento queimado. O guarda-roupa foi um achado de antiguidades e a cabeceira e a luminária da cama foram feitas por nós com eletrodutos de pvc. Já no dormitório de visitas, o tema “vegetação” foi o escolhido. Paredes verde floresta, pintadas numa jogada geométrica imprimem criatividade ao ambiente.

Projeto Petrópolis

O projeto Petrópolis é uma reforma de um duplex em Porto Alegre, para um jovem solteiro. A ideia era transformar o espaço num ambiente um pouco mais masculino e moderno, com cores neutras e texturas. O hall de entrada ficou marcado pela utilização da cor verde oliva em todos os planos, inclusive no teto. Na sala de estar trabalhamos com um painel de madeira e com uma obra minimalista em preto e branco que trouxe bastante elegância ao ambiente. Na parte da tv, um painel branco ripado acrescenta textura ao espaço. O piso colocado no formato escama de peixe e o teto com pintura de cimento queimado criam uma atmosfera bem atual.

O ponto alto do projeto é a escada caracol branca, com uma estratégia de iluminação tubular na parede principal.

A cozinha conta com painéis brancos estilo boiseries, com pintura do teto e parede alta em azul marinho, dando um toque de criatividade ao espaço, que conta também com bancada em ripado de madeira e armários com detalhes em boiseries. Uma cozinha cheia de estilo!

Subindo, temos a suíte e o banheiro. Na suíte, o tom escuro prevalece, com bastante textura. Trabalhamos com boiseries, com ripados brancos e madeirados e com couro, criando um clima de introspecção. O banheiro é frio, com revestimento em concreto, e dentro do box pastilhas brancas. Todos os metais são pretos, trabalhando uma paleta de escala de cinza que é bem elegante.

Projeto Clinica MDV

A Clinica MDV é uma clínica de fisioterapia pélvica, cujo o público é somente mulheres. Com esse briefing, nós tentamos trazer bastante feminilidade ao ambiente. A sala inicialmente era um espaço aberto. Nós criamos um ambiente de recepção para separar da sala de atendimento. A recepção já ambienta o paciente sobre o feminino da clinica: todas as paredes em tom de rosa, com boiseries na parede trazendo um ar delicado, compondo com poltronas rosas e com iluminação decorativa cobre. O resultado foi uma caixa cor de rosa delicada e cool. Na sala de atendimento, criamos uma copa/escritório com marcenaria branca e bancada em porcelanato, com detalhes em dourado. Nas paredes, tons de rosa e cimento queimado contrastam com o branco, criando pontos interessantes. A fachada principal da sala é toda envidraçada, gerando uma iluminação natural muito boa pro ambiente. Móveis claros dão leveza ao espaço.

Projeto Garden

Um apartamento de 180m2 com área social integrada e ambiente externo generoso, esse projeto tem como inspiração materiais naturais na sua composição, criando ambientes leves e confortáveis. Na entrada, criamos um painel madeirado com uma iluminação decorativa vertical que dá as boas-vindas de uma forma bem moderna. Na sala de jantar, os pendentes jabuticaba criam uma iluminação de efeito no ambiente e o canto alemão traz aconchego. Criamos um estofado de um lado da mesa de jantar, e do outro lado, cadeiras de jantar. A gente adora brincar com as possibilidades. Na sala de estar, o clean que funciona: pedras naturais aplicadas no painel de tv, acompanhado de madeira natural, criando um ambiente leve e confortável. Na cozinha, abrimos a parede e transformamos em uma bancada super prática. O moodboard da cozinha foi bem elegante: cores neutras + tons escuros + dourado + marmorizado. Essa combinação criou contrastes interessantes. Também utilizamos no projeto da cozinha a torre de eletros, uma forma muito prática de organizar os eletrodomésticos. A torre de eletros é revestida de mdf madeirado, demarcando e destacando-a na cozinha neutra. Explorando o conceito de materiais naturais, usamos no lavabo o revestimento Janeiro da Portobello, combinado com a bancada em pedra natural, espelho em formato orgânico. Em contraponto, o preto da cerâmica e da iluminação trazem sobriedade ao espaço.

Na suíte, o pedido era não muito tradicional: banheira no quarto. Criamos um painel revestido de porcelanato afastado da parede e retroiluminado para demarcar o espaço de spa dentro do dormitório. A iluminação secundária cria um clima de relaxamento. O dormitório tem bastante madeira. Nessa suíte, a referência era de um ambiente muito aconchegante e elegante. Decidimos por revestir a parede em madeira bem próxima do que usamos no piso, criando uma atmosfera bem uniforme e minimalista. Nossos clientes também aderiram o conceito de closet aberto.


Utilizamos marcenaria em madeira clara combinada com metal preto e com porcelanato marmorizado branco, criando um contexto bem clean e elegante.
A varanda tem um ar de rústica – com uma pintura texturizada, vegetação e painel de bambus, esse ambiente de varanda e churrasco se tornou um ambiente claro, com materiais naturais que trazem aconchego e elegância. A união do mármore Travertino com as pedras naturais cria um ambiente neutro e calmo.

Projeto Alvorada

O projeto Alvorada foi um projeto pensado para um jovem casal. A ideia era trazer um pouco da energia e do astral do casal para a arquitetura dos ambientes. Cada espaço tem uma característica marcante nesse projeto. Na sala de estar, que é integrada com a sala, cores sóbrias, estampas e texturas trabalham em harmonia, deixando o ambiente bem cool e descolado. A obra colorida traz personalidade ao ambiente. Na varanda, um painel de madeira oculta a lavanderia do restante da área, que é utilizada para área social, com um móvel em madeira. Cada quarto tem uma vibe diferente nesse projeto! No menor, utilizamos um tom de verde menta, com detalhes coloridos. Usamos espelho nas portas do armário para aumentar o ambiente e criamos um volume de cabeceira para descolar a cama da parede. No segundo dormitório, a vibe rústica entra. Ripado de madeira combinado com painel de lambris brancos, pendentes de palha e uma obra de oceano na parede – literalmente o quarto do surfista. Na suíte principal, fomos para uma arquitetura um pouco mais sóbria e moderna: textura de cimento queimado na parede, combinando com um ripado escuro e uma cabeceira em linho e couro sobreposta no ripado. Um painel de cabeceira para ninguém colocar defeito! Pendentes laterais iluminam mesas de apoio de madeira com metal preto, trazendo o industrial pra dentro do dormitório. No painel da tv, ripado escuro contrasta com painel de madeira natural e cria um contraponto de cores e texturas que eleva o design do quarto.

Projeto Bela Vista

O projeto Bela Vista é um apartamento de 40m2 todo integrado. O grande desafio era criar ambientes bem definidos mesmo num espaço integrado: cozinha, sala de estar, escritório e dormitório. A cozinha é toda organizada numa das paredes, com uma bancada que define o seu limite. Com mobiliario escuro, fizemos um ambiente de cozinha industrial, com prateleiras em madeira e metal preto. A textura de cimento queimado nas paredes reforça o caráter industrial. A sala de estar está configurada na outra extremidade, com o sofá criando um corredor. Elevamos a cama de casal, pois o pé direito é mais alto que o padrão. Abaixo da cama criamos um espaço de trabalho com bancada em preto e madeirado. Revestimos a parede com um painel de cortiça para fixar notas. Os degraus para chegar na cama, são utilizados também como armários e gavetas. O guarda corpo em corda de cisal para deixar o acesso mais seguro. Na altura da cama, colocamos prateleiras laterais também em corda de cisal. Também na altura da cama fizemos um armário aéreo para apoio e armazenamento. Ambientes compactos precisam do melhor aproveitamento do espaço.

Projeto Guarujá

Fomos chamados para reformar uma casa de 1950 construída na praia do Guarujá. A casa originalmente tinha o telhado com vários problemas estruturais. Nossa decisão foi refazer todo o telhado, aumentando em 1m o pé direito interno, mantendo a característica original de telhas cerâmicas, fazendo um forro de madeira todo novo. A fachada antiga toda em tijolo a vista é rebocada e pintada de branco, deixando o volume da edificação mais leve. Abrimos a área social e integramos com a varanda, que tem cobertura com estrutura de pilares de madeira rustica e fechamento em esquadrias de madeira natural e vidro. A conexão interior x exterior ganha qualidade e a sala tem vista para o jardim.

A varanda abriga a sala de jantar com mesa grande de madeira, e um espaço de descanso com mobiliário rustico. Internamente, a sala ganha uma estante alta para a biblioteca. A cozinha é bem rústica, com bancada em concreto, madeira natural e revestimento de azulejo português.

A área externa é toda revitalizada, com uma organização bem orgânica do jardim. Plantas altas e pontuais criam espaços contemplativos. Também projetamos a piscina, com uma área mais rasa, pra que seja possível tomar banho de sol dentro da piscina. Esse projeto foi uma intervenção minuciosa na parte interna, de fachada, de jardim e estrutural de uma casa histórica.

Projeto Brooklin

O projeto Brooklin é um apartamento de uma jovem cliente, que queria que a sua casa refletisse seu estilo de vida e personalidade feminina e elegante. O corredor de entrada do apartamento ganhou 3 espelhos arredondados, com moldura de metal cobre, dando movimento ao espaço que normalmente não tem muita vida. O corredor foi todo pintado de rosa claro, paredes e teto, reforçando e demarcando a entrada.

Na parede que envolve a sala de estar e jantar, aplicamos um painel de madeira, embutindo a porta do corredor nesse mesmo painel. Na sala de jantar, escolhemos uma mesa em laca branca, compondo com cadeiras em madeira e linho. Sobre a mesa, um pendente dourado traz feminilidade. Nas paredes, espelhos e obras de arte em tons de rosa, em harmonia com o tom do corredor, compem o espaço. Na parede do sofá da sala de estar, utilizamos a textura de cimento queimado para quebrar um pouco o ar romântico, e criando um contraste interessante com o sofá claro. A sala de estar fica numa paleta em tons neutros que deixam o espaço muito confortável, leve e clean.

Também projetamos o banheiro do apartamento, que a cliente gostaria que fosse claro, porém criativo. Nossa ideia foi utilizar o piso em porcelanato geométrico 20×20, numa padronagem que imita os azulejos mais antigos. No box, plaquetas verticais são aplicadas em todas as paredes. No restante usamos um marmorizado branco clean que segue a linha clean. A bancada em ripado de madeira clara deixa o ambiente mais rico em texturas. O painel verde é a jogada que traz cor e vida pro ambiente, além de não ter manutenção.

contato@rizcaarquitetura.com.br
(11) 97171-4347

Rua Alvorada 1217 I Vila Olímpia I São Paulo para todo do Brasil

Desenvolvido com muita fé, amor e carinho por Propagar Agência Católica.©

contato@rizcaarquitetura.com.br
(11) 97171-4347

Rua Alvorada 1217 I Vila Olímpia I São Paulo para todo do Brasil

Desenvolvido com muita fé, amor e carinho por Propagar Agência Católica.©